MODELOS DE REDAÇÃO PARA CONCURSOS - 14

Tópico especial com modelos de redação para concursos.

_____
___
_

Depois de visitar este blog, conheça também: DICAS DE PORTUGUÊS PARA CONCURSOS! Clique neste endereço: http://www.mundotexto.com.br/dicas.html

_____
___
_


FAÇA A REDAÇÃO DA QUESTÃO QUE SEGUE E, DEPOIS, COMPARE SEUS RESULTADOS COM UM MODELO DE REDAÇÃO QUE APRESENTAMOS, EM CONTINUAÇÃO, NO FINAL DESTA PÁGINA.


PROVA DISCURSIVA

CESPE - MS - Cargo: Agente Administrativo


O direito à saúde é parte do conjunto de direitos chamados de direitos sociais, que têm como inspiração o valor da igualdade entre as pessoas. No Brasil, esse direito apenas foi reconhecido na CF; antes disso, o Estado apenas oferecia atendimento à saúde para trabalhadores com carteira assinada e suas famílias; as outras pessoas tinham acesso a esses serviços como um favor e não como um direito. Na Constituinte de 1988, as responsabilidades do Estado foram repensadas, e promover a saúde de todos passou a ser seu dever: "A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao aceso universal e igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação" (CF, art. 196).
A saúde é um direito de todos porque sem ela não há condições de uma vida digna, e é um dever do Estado porque é financiada pelos impostos que são pagos pela população. Dessa forma, para que o direito à saúde seja uma realidade, é preciso que o Estado crie condições de atendimento em postos de saúde, hospitais, programas de prevenção, medicamentos etc., e, além disso, é preciso que esse atendimento seja universal (atingindo a todos os que precisam) e integral (garantindo tudo de que a pessoa precise).
A criação do SUS está diretamente relacionada à tomada de responsabilidade por parte do Estado. Organizado com o objetivo de proteger, o SUS deve promover e recuperar a saúde de todos os brasileiros, independentemente de onde morem, de trabalharem ou não e de quais sintomas apresentem. Infelizmente, esse sistema ainda não está completamente organizado e ainda existem muitas falhas, no entanto seus direitos estão garantidos e devem ser cobrados para que sejam cumpridos.

Internet: (com adaptações).



A humanização é um movimento com crescente e disseminada presença, assumindo diferentes sentidos segundo a proposta de intervenção eleita. Aparece, à primeira vista, como a busca de um ideal, pois, surgindo em distintas frentes de atividades e com significados variados, segundo os seus proponentes, tem representado uma síntese de aspirações genéricas por uma perfeição moral das ações e relações entre os sujeitos humanos envolvidos. Cada uma dessas frentes arrola e classifica um conjunto de questões práticas, teóricas, comportamentais e afetivas que teriam uma resultante humanizadora.
Nos serviços de saúde, essa intenção humanizadora se traduz em diferentes proposições: melhorar a relação médico-paciente; organizar atividades de convívio, amenizadas e lúdicas, como as brinquedotecas e outras ligadas às artes plásticas, à música e ao teatro; garantir acompanhante na internação da criança; implementar novos procedimentos na atenção psiquiátrica, na realização do parto ─ parto humanizado ─ e na atenção ao recém-nascido de baixo peso ─ programa da mãe-canguru ─; amenizar as condições do atendimento aos pacientes em regime de terapia intensiva; denunciar a "mercantilização" da medicina; criticar a "instituição total" e tantas outras proposições.

Internet: .

________________________________


Considerando que os textos acima têm caráter motivador, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema.


A NECESSIDADE DE HUMANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS DE SAÚDE


  1. ________________________________________________________________
  2. ________________________________________________________________
  3. ________________________________________________________________
  4. ________________________________________________________________
  5. ________________________________________________________________
  6. ________________________________________________________________
  7. ________________________________________________________________
  8. ________________________________________________________________
  9. ________________________________________________________________
  10. ________________________________________________________________
  11. ________________________________________________________________
  12. ________________________________________________________________
  13. ________________________________________________________________
  14. ________________________________________________________________
  15. ________________________________________________________________
  16. ________________________________________________________________
  17. ________________________________________________________________
  18. ________________________________________________________________
  19. ________________________________________________________________
  20. ________________________________________________________________
  21. ________________________________________________________________
  22. ________________________________________________________________
  23. ________________________________________________________________
  24. ________________________________________________________________
  25. ________________________________________________________________
  26. ________________________________________________________________
  27. ________________________________________________________________
  28. ________________________________________________________________
  29. ________________________________________________________________
  30. ________________________________________________________________


0O0-0O0-0O0


A SEGUIR EM ITÁLICO, NOSSO MODELO DE REDAÇÃO PARA A QUESTÃO DISCURSIVA APRESENTADA ACIMA.


Os serviços públicos de saúde, no Brasil, espelham a consideração dos governantes para com o povo. Há muito, esses serviços deixaram de ser apenas um item de administração ou um segmento especializado das atividades do Estado para se constituir num problema crônico. A saúde, em nosso País, hoje é um túnel em curva, e, devido a essa configuração, não seja possível enxergar a luz em seu final. A real situação do sistema de saúde pública reflete um dos princípios da cartilha de governo de Maquiavel: o povo serve para sustentar o luxo da corte. E acrescente-se que as dificuldades e carências da sociedade são potenciais fontes geradoras de votos.

Mas, pensemos na premente necessidade de se humanizar a prestação dos serviços de saúde pública, disponibilizando-se de maior número de leitos em hospitais; atendimento em clínicas públicas; número de postos de distribuição de medicamentos proporcional à população atendida; destinação de horário gratuito de televisão, na faixa nobre de audiência, para divulgação de orientações de saúde e higiene; dentre tantas outras ações que visem à prevenção de doenças.

Em resumo, as políticas sociais somente terão alguma aplicação no setor de saúde depois que esta passar com sucesso pelo processo de humanização, pois a destinação de todos os esforços nesse campo tem como endereço o indivíduo.

0O0-0O0-0O0

_____
___
_

Depois de visitar este blog, conheça também: DICAS DE PORTUGUÊS PARA CONCURSOS! Clique neste endereço: http://www.mundotexto.com.br/dicas.html

_____
___
_