Tópico especial com modelos de redação para concursos.
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FAÇA A REDAÇÃO DA QUESTÃO QUE SEGUE E, DEPOIS, COMPARE SEUS RESULTADOS COM UM MODELO DE REDAÇÃO QUE APRESENTAMOS, EM CONTINUAÇÃO, NO FINAL DESTA PÁGINA.
PROVA DISCURSIVA
FCC - TRT 4R - Analista Judiciário – Área Administrativa
Atenção: A redação deverá ter uma extensão mínima de 20 linhas e máxima de 30 linhas.
Já há algum tempo vem-se promovendo, no Brasil, um amplo debate sobre a questão da reserva de vagas (ou sistema de quotas) para afrodescendentes nas universidades públicas. Os favoráveis à adoção de tal medida consideram-na indispensável para a afirmação e a inserção sociais de uma ampla camada da população, ao passo que os adversários da medida vêem nela um perigoso componente de discriminação racial. Dessas duas posições básicas em confronto, dedobram-se inúmeros outros argumentos.
Escreva uma dissertação, na qual você argumentará, com clareza e objetividade, em defesa da sua posição pessoal diante dessa questão.
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A SEGUIR EM ITÁLICO, NOSSO MODELO DE REDAÇÃO PARA A QUESTÃO DISCURSIVA APRESENTADA ACIMA.
O sistema de cotas para afrodescendentes parece não servir para mais nada além de motivos para debates e conversas quando não se tem nada de interessante para se discutir. Distante do louvável objetivo de inclusão social, e mais próxima de constituir um produto para a discriminação racial, a reserva de vagas não passa de uma mera articulação político-populista.
Pelo que se sabe, a única barreira no caminho que desemboca na universidade é a base de conhecimentos mínimos para garantir a aprovação no vestibular, e que irá fazer parte da trajetória do aluno no curso de terceiro grau. Reconhecidamente, conhecimento não se adquire pela via dos privilégios obtidos por meio de portarias e decretos. Isso apenas desloca a barreira para um pouco mais adiante, quando o aluno despreparado cai na realidade de que não pode prosseguir no curso, devido a sua falta de base de conhecimento que deveria ter adquirido no ensino dos graus fundamental e médio. O fator financeiro também conta para alguns cursos, os mais cobiçados, que exigem dedicação em tempo integral, no qual o aluno necessitaria de recursos para manter-se sem que precise trabalhar. Considerando-se a questão por esses aspectos, conhecimento e recursos financeiros, vê-se que nada mudou com a portaria do sistema de cotas. Esta apenas garante ao afrodescendente o acesso à universidade. Depois de iniciar seu curso, o privilegiado tem que se virar e desempenhar seus encargos estudantis em igualdade de condições com os demais alunos. É nesse ponto que o “bicho pega”.
Ressignificando a situação, constata-se que nem todos os esforços foram-se pelo ralo. No final das contas, pelo menos criou-se mais uma bandeira de campanha política e de manipulação de massa para ser hasteada nos momentos oportunos dos programas eleitorais.
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