Tópico especial com modelos de redação para concursos.
_____
___
_
Depois de visitar este blog, conheça também: DICAS DE PORTUGUÊS PARA CONCURSOS! Clique neste endereço: http://www.mundotexto.com.br/dicas.html
_____
___
_
REDAÇÃO PARA CONCURSOS
MODELOS DE REDAÇÃO PARA CONCURSOS
Modelos de redação para concursos graciosamente cedidos por nossos redatores, professores e alunos.
______________________________________
RESOLVA A QUESTÃO QUE SEGUE E, DEPOIS, COMPARE SEUS RESULTADOS COM UM MODELO DE REDAÇÃO QUE APRESENTAMOS, EM CONTINUAÇÃO, NESTA PÁGINA.
PROVA DISSERTATIVA
FCC - SUZAN - Conhecimentos Pedagógicos
Atenção:
a) Você deve responder as questões dissertativas, usando para rascunho o espaço, abaixo, a elas reservado.
b) Para responder cada questão dissertativa você terá 10 linhas.
c) Em hipótese alguma o rascunho será corrigido.
Questão 1
A partir da década de 90, no Brasil, multiplicam-se as propostas de organização do ensino em ciclos, em contraposição ao ensino seriado. Que razões fundamentam essa nova organização escolar? Relacione vantagens e desvantagens das mesmas para a melhoria da qualidade do ensino.
- ________________________________________________________________
- ________________________________________________________________
- ________________________________________________________________
- ________________________________________________________________
- ________________________________________________________________
- ________________________________________________________________
- ________________________________________________________________
- ________________________________________________________________
- ________________________________________________________________
- ________________________________________________________________
Questão 2
"... ensinar não é transferir a inteligência do objeto ao educando mas instigá-lo no sentido de que, como sujeito cognoscente, se torne capaz de inteligir e comunicar o inteligido. É neste sentido que se impõe a mim escutar o educando em suas dúvidas, em seus receios, em sua incompetência provisória. E ao escutá-lo, aprendo a falar com ele."
(Paulo Freire. Pedagogia da Autonomia. p. 134-135)
Que concepção de ensino-aprendizagem está presente na teoria de Paulo Freire? Que cuidados ela exige do educador para que ele realize um ensino competente?
- ________________________________________________________________
- ________________________________________________________________
- ________________________________________________________________
- ________________________________________________________________
- ________________________________________________________________
- ________________________________________________________________
- ________________________________________________________________
- ________________________________________________________________
- ________________________________________________________________
- ________________________________________________________________
0o0-0o0-0o0
A SEGUIR EM ITÁLICO, NOSSO MODELO DE REDAÇÃO PARA A QUESTÃO DISCURSIVA APRESENTADA ACIMA.
Questão 1
A nova organização escolar em ciclos fundamenta-se em duas bases: a) evitar prejuízos financeiros ao Estado, causado pelas reprovações do sistema seriado. b) poupar ao aluno e à sua família o constrangimento da ideia de fracasso e incapacidade. A vantagem do sistema seriado reside numa aprendizagem mais consistente; já para a organização em ciclos a vantagem está no aumento do número de vagas. As desvantagem para a organização seriada está na falta de disponibilidade de instalações escolares diante da crescente demanda pelo ensino primário. Já para o sistema em ciclos, a desvantagem pode ser na capacitação dos educadores para essa realidade.
Questão 2
Paulo Freire concebe o ensino-aprendizagem a partir do estímulo à descoberta, à pesquisa e não pelo método da transferência de informações terminativas. Para que se efetive a eficácia do ensino, é necessário que o educador desenvolva suas habilidades em comunicar-se com o aluno, principalmente na aptidão de ouvir o educando. O professor, paralelamente a esse ato, obterá substancial progressão na nobre missão de falar com o aluno.
_____
___
_
Depois de visitar este blog, conheça também: DICAS DE PORTUGUÊS PARA CONCURSOS! Clique neste endereço: http://www.mundotexto.com.br/dicas.html
_____
___
_