MODELOS DE REDAÇÃO PARA CONCURSOS - 23

_____
___
_
Tópico especial com modelos de redação para concursos.
_____
___
_
FAÇA A REDAÇÃO DA QUESTÃO QUE SEGUE E, DEPOIS, COMPARE SEUS RESULTADOS COM UM MODELO DE REDAÇÃO QUE APRESENTAMOS, EM CONTINUAÇÃO, NO FINAL DESTA PÁGINA.
.....
..
.
Questão da Prova Discursiva - Redação, do concurso TRE/AL, analista judiciário, área administrativa, organizado pela FCC:


Discorra fundamentalmente sobre a filiação partidária.

.....
..
.

A SEGUIR EM ITÁLICO, NOSSO MODELO DE REDAÇÃO PARA A QUESTÃO DISCURSIVA APRESENTADA ACIMA.
.....
..
.

A Bandeira da Conveniência

De que lado ficar nas próximas eleições? A filiação, salvo para medalhões com ingerência na cúpula do partido, parece ser uma mera questão de oportunidade, que determina a duração do vínculo político de um indivíduo em uma agremiação político-partidária. Os princípios constantes do estatuto do partido perdem para o jogo de interesses suspeitos quando o assunto é orientar o afiliado aspirante a um cargo político ou, então, a sua reeleição.

Infelizmente hoje em dia, já é algo perfeitamente “normal”, porém ainda intrigante, as freqüentes mudanças de filiação partidária. É claro que isso, em regra, só pode ocorrer até um ano antes do pleito. Mesmo assim, essa movimentação migratória nos indica a inconsistência ideológica dos partidos, cujos estatutos e programas dão-nos a ideia de que não possuem uma linha de princípios para servir como norte a seus filiados, no tocante a uma carreira política.

Espera-se que, num futuro não muito distante, depois de um providencial e necessário processo de conscientização, possa surgir uma nova cultura de filiação partidária, em que a permanência e fidelidade sejam a regra e não a exceção. Isso fortalecerá a bandeira do partido cuja importância deve pesar mais que a projeção do nome de seus filiados.

_____
___
_

A sugestão de resolução da questão, acima, foi mais uma cortesia da equipe de redatores do site http://www.mundotexto.com.br/ como simples exemplo para MODELOS DE REDAÇÃO PARA CONCURSOS.