MODELOS DE REDAÇÃO PARA CONCURSOS - 24

Aqui, você encontra mais um modelo de redação para concurso!
_____
__
-
Tópico especial com modelos de redação para concursos.
_____
__
_
FAÇA A REDAÇÃO DA QUESTÃO QUE SEGUE E, DEPOIS, COMPARE SEUS RESULTADOS COM UM MODELO DE REDAÇÃO QUE APRESENTAMOS, EM CONTINUAÇÃO, NO FINAL DESTA PÁGINA.
_____
__
_
Questão da Prova Discursiva - Redação, do concurso TRE/MT, analista judiciário, área administrativa, organizado pela UnB/CESPE:
.
.
PROVA DISCURSIVA
.

Nesta prova, faça o que se pede, usando o espaço para rascunho indicado no presente caderno. Em seguida, transcreva o texto para a FOLHA DE TEXTO DEFINITIVO DA PROVA DISCURSIVA, no local apropriado, pois não serão avaliados fragmentos de texto escritos em locais indevidos.
.

Qualquer fragmento de texto além da extensão máxima de linhas disponibilizadas será desconsiderado.
.

Na folha de texto definitivo, identifique-se apenas no cabeçalho da primeira página, pois não será avaliado texto que tenha qualquer assinatura ou marca identificadora fora do local apropriado.
_________________________________________
.

Uma das características das organizações bem-sucedidas é a comunicação constante entre as chefias e os colaboradores, que conversam sobre as atividades desenvolvidas, dando feedback oportuno sobre o desempenho dos seus colaboradores. Por essa perspectiva, os empregados que são apontados pela avaliação de desempenho como diferenciados sentem-se como verdadeiros colaboradores no desempenho da empresa. Ao longo da evolução dos métodos de gestão, diversas técnicas e métodos de avaliação têm sido adotados visando dar transparência e efetividade a esse processo.
.
____________________________

Considerando que o fragmento de texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema.
.

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO: O MÉTODO ESCALA GRÁFICA
.

Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
- conceito e principais objetivos da avaliação de desempenho;
- características do método de avaliação de desempenho denominado escala gráfica;
- vantagens e desvantagens do método escala gráfica.
.
_________________________________________
.
.
A SEGUIR EM ITÁLICO, NOSSO MODELO DE REDAÇÃO PARA A QUESTÃO DISCURSIVA APRESENTADA ACIMA.
.
O MÉTODO ESCALA GRÁFICA
.
Uma das qualidades das organizações bem-sucedidas é a comunicação frequente entre os vários níveis hierárquicos que a compõe, objetivando a discussão de suas atividades meio e fim, obtendo o feedback, em tempo, do desempenho de seus empregados.
.
Observa-se que os empregados que se distinguem num processo de avaliação funcional conscientizam-se como autênticos colaboradores da organização.
.
Inúmeros métodos foram implantados com o objetivo de obter a melhor forma de coleta de dados de avaliação funcional, porém o que mais destacou-se foi o “método escala gráfica”. Este método, indiscutivelmente, é o mais utilizado. A pesar da aparente simplicidade, sua aplicação exige a neutralização da subjetividade e do pré-julgamento do avaliador. O método em questão conceitua-se pela dupla entrada de dados: nas linhas, estão os fatores (por exemplo: relacionamento, interesse no serviço, pontualidade etc); e nas colunas, estão os graus de avaliação desses fatores (por exemplo: pouco, suficiente, ótimo etc)
.
Os objetivos principais são a medição do potencial humano da organização, os indicativos para as eventuais correções de suas distorções e o aumento da produtividade.
.
Suas características mais evidenciadas são a sua adaptação a qualquer tipo de organização e a sua fácil assimilação.
.
As principais vantagens residem no rápido entendimento de seu funcionamento; o método permite tanto a visão geral como a análise pormenorizada ou individual; não requer muito trabalho e preparação do avaliador. Por outro lado, as desvantagens que mais se ressaltaram são a falta de flexibilidade ao avaliador; a virtual sujeição à subjetividade; tendência de se tornar rotina viciosa.
.
Mesmo possuindo algumas imperfeições, conclui-se que o método Escala Gráfica ainda é a forma de avaliação que mais se aproxima da realidade das organizações.
_____
__
_
A redação, acima, foi mais uma cortesia da equipe de redatores do site http://www.mundotexto.com.br/ como simples exemplo para MODELOS DE REDAÇÃO PARA CONCURSOS.