MODELOS DE REDAÇÃO PARA CONCURSOS - 25

Aqui, você encontra mais um modelo de redação para concurso!
_____
__
_
Tópico especial com modelos de redação para concursos.
_____
__
_
FAÇA A REDAÇÃO DA QUESTÃO QUE SEGUE E, DEPOIS, COMPARE SEUS RESULTADOS COM UM MODELO DE REDAÇÃO QUE APRESENTAMOS, EM CONTINUAÇÃO, NO FINAL DESTA PÁGINA.
_____
__
_
Questão da Prova Discursiva - Redação, do concurso ALESP, agente legislativo de serviços técnicos e administrativos, organizado pela FCC:
.
.
PROVA DISCURSIVA - REDAÇÃO
.
.

1. Leia atentamente o texto seguinte.
.
Numa sociedade marcada por desigualdades, como a brasileira, o ato de votar é o momento em que todos são realmente iguais, ao exercer seu direito de cidadania. Há que considerar, no entanto, a contrapartida dos deveres.
.
Cidadão consciente é aquele que, capaz de exercer seus direitos, cumpre também com seus deveres.
.
.
2. Redija um texto dissertativo, com argumentos, a respeito da afirmação em negrito.
.
3. Sua dissertação deverá ter no mínimo 20 e no máximo 30 linhas, considerando-se letra de tamanho regular.
_______________________________
.
A SEGUIR EM ITÁLICO, NOSSO MODELO DE REDAÇÃO PARA A QUESTÃO DISCURSIVA APRESENTADA ACIMA.
.
.
DIREITOS E DEVERES
.
Votar é um ato que coloca os cidadãos em um mesmo nível. As diferenças desfazem-se pelo exercício da cidadania no dia das eleições, e esse evento nos propõe uma singela reflexão. A conscientização política pressupõe duplo reconhecimento: um, da capacidade de exercer direitos; o outro, do cumprimento de obrigações.
.
O cumprimento dos deveres de cidadania pode dar-se de dois modos: pela coerção do estado ou deliberadamente. O modo que aqui se focaliza é pela maneira deliberada, pela espontaneidade, é evidente. E isso, convenhamos, só poderia ocorrer como fruto da conscientização.
.
De um direito podemos até abrir mão, pois, na maioria das vezes, isso ocorre, exclusivamente, em prejuízo de quem assim o decide. Já, na esfera das obrigações, a desistência não é um instituto legítimo. Os direitos, em sua quase totalidade, são passíveis de opção de quem os exerce. Possibilidade esta que jamais ocorre com as obrigações. Estas devem ser cumpridas de um modo ou de outro, conforme tratamos acima.
.
A consciência do cumprimento de seus deveres é o maior indício de maturidade política do civilmente capaz, uma vez que a realização deliberada dos atos de obrigação é o passaporte do cidadão para a vida em comunidade.
_____
__
_
A redação, acima, foi mais uma cortesia da equipe de redatores do site http://www.mundotexto.com.br/ como simples exemplo para MODELOS DE REDAÇÃO PARA CONCURSOS.