Redação dissertativa - BANCO DO BRICS COM FOCO NO CRESCIMENTO - objetivos; mandato; membros; capital; gestão de risco; fóruns decisórios; desenvolvimento econômico; infraestrutura; desenvolvimento sustentável; economia mundial; mercado interno; mercado externo; mercado globalizado; cooperação de países; nações emergentes.



Redação dissertativa para concurso público, vestibular, prova do Enem.

....
..
.

Banco do Brics com foco no crescimento

(Fonte: Correio do Povo)


Os países do grupo denominado como Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) estão avançando nos procedimentos para a criação do chamado Banco do Brics. Representantes e técnicos das nações integrantes fizeram reuniões na quarta e na quinta-feira, no Rio de Janeiro, para aclarar os detalhes técnicos e para iniciar discussões que dizem respeito a objetivos, mandato, membros, capital, gestão de risco, fóruns decisórios, entre outros.

Um modelo que poderá ser adotado como paradigma é o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), tanto em sua estrutura como instituição como no seu papel de indutor do desenvolvimento econômico. Já está bem assentada a ideia de que o novo banco deverá ter como foco a infraestrutura e o desenvolvimento sustentável, incentivando o crescimento comum dos seus associados atuais ou futuros.

Uma das utilidades do banco, segundo o secretário de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, Carlos Márcio Bicalho Cozendey, poderá ser demonstrada por ocasião de turbulências na economia mundial. Ele lembrou que os países do Brics têm hoje uma situação de solidez e ela pode ser muito importante para superar crises e fomentar o mercado interno e externo.

Um outro projeto financeiro de grande importância que está sendo desenvolvido pelo Brics é um fundo comum entre países com o intuito de estabelecer permutas de crédito e reservas cambiais como forma de proteger o comércio interno contra variações bruscas. A ajuda mútua é um dos elos que mantêm a coesão no grupo.

O Banco do Brics é uma iniciativa de grande envergadura dentro de um mercado globalizado. Trata-se de um subsistema que deve estar interligado com as instituições financeiras multilaterais de cooperação. As nações emergentes precisam se unir para defender interesses comuns.
....
..
.