Redação Dissertativa - MULHERES MAIS FORTES CONTRA AGRESSÕES - violência contra a mulher; violência doméstica; políticas públicas; proteção da mulher.

Redação dissertativa para concurso público, vestibular, prova do Enem.
....
..
.

Mulheres mais fortes contra agressões

 (Fonte: Correio do Povo)

As mulheres estão cada vez mais adquirindo força e coragem para denunciar seus agressores, que costumam ser, na maioria, companheiros e cônjuges, mas também envolvem namorados, ex-namorados, ex-maridos e até mesmo parentes, vizinhos e amigos. As conclusões sobre essa disposição de enfrentar as agressões estão consubstanciadas nos números do Disque 180, que em seis anos recebeu mais de 329 mil ligações com relatos de violência. Esse total representa 14% dos 2,7 milhões de ligações de atendimentos realizados, sendo que, majoritariamente, os contatos se referem a pedidos de informações e de orientação em situações diversas. Os dados são da Secretaria de Políticas para as Mulheres, responsável pelo disque-denúncia, e foram tornados públicos nesta terça-feira, durante a abertura do Encontro Nacional sobre o Papel das Delegacias no Enfrentamento da violência contra as Mulheres.

No levantamento por estados, o Distrito Federal apresenta o maior número de denúncias de violência relativo ao primeiro semestre deste ano, de 625 para cada mil mulheres. A seguir vem o Pará, seguido pela Bahia. Com menos ligações, estão Amazonas, com 93, Santa Catarina, com 156, e Rondônia, com 173. No ano passado, o topo desse ranking tinha, pela ordem, Bahia, Sergipe e Pará. Para a secretária da Mulher do Distrito Federal (DF), Olgamir Amância Ferreira, o incremento no número de ligações no seu estado se deve ao fato de as mulheres estarem cada vez mais tomando consciência de seus direitos, sabendo que há uma estrutura protetiva disponível, com casas-abrigos, centros de referência e núcleos de atendimento.

O fato de as mulheres estarem cada vez mais dispostas a enfrentar a violência doméstica é algo bastante relevante. Para isso, precisam que as políticas públicas voltadas para elas estejam sendo efetivamente aplicadas. Já são seis anos de existência da Lei Maria da Penha, um símbolo de luta contra uma impunidade que se quer ver totalmente erradicada.

....
..
.