Redação dissertativa pronta - POLÍTICAS PÚBLICAS COM NOVA DIREÇÃO - remuneração; salário mínimo; distribuição de renda; benefícios sociais; erradicação da pobreza; saúde; segurança pública; recursos humanos; desenvolvimento humano; ONU; inclusão social.



Redação dissertativa pronta para concurso público, vestibular, prova do Enem.

....
..
.

Políticas públicas com nova direção

(Fonte: Correio do Povo)

A função do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) é ajudar o governo federal a formular novas políticas públicas, entre elas, a remuneração do salário mínimo, a distribuição de renda, a fixação de benefícios sociais, a erradicação da pobreza, o atendimento na saúde e a logística da segurança pública. Agora, a partir de setembro, essa função será exercida pelo economista Marcelo Cortes Neri, que substitui o também economista Marcio Pochmann, que ocupou o cargo entre os anos de 2007 e 2012.

Para o novo dirigente, é possível fazer mais e melhor com a atual estrutura do Ipea, otimizando os recursos públicos e humanos. Ressaltou que existe uma tradição de autonomia no órgão, que conta com técnicos qualificados para subsidiar o governo federal em pontos nos quais o país precisa avançar, principalmente na tentativa de melhorar seu índice de desenvolvimento humano (IDH), que, atualmente, não lhe garante uma boa colocação no ranking da Organização das Nações Unidas (ONU).

Um outro ponto do trabalho será realizar a complementação entre o sentimento da população acerca da sua situação social e econômica e aquilo que as pesquisas dos segmentos econômicos indicam. Dessa forma, será possível integrar teoria e prática, pois a economia dissociada da vida real pode não representar exatamente o cenário que se quer entender para tomar as medidas necessárias na condução dos negócios do país. Marcelo Cortes Neri se especializou no estudo das disparidades econômicas e agora quer usar sua experiência na gestão do Ipea.

O Brasil, para melhorar seus números na economia e na inclusão social, necessita de subsídios e estudos que sejam fruto dos seus órgãos de pesquisa. O Ipea é um deles e sua atuação pode ajudar para que o governo federal tenha uma boa leitura da realidade para encaminhar seus programas e projetos.

....
..
.