Redação dissertativa pronta - QUALIFICAÇÃO PARA RECRUTAS - exército; quartel; forças armadas; carreira militar; oficial; sargento; tropa; mercado de trabalho; emprego; serviço militar;



Redação dissertativa pronta para concurso público, vestibular, prova do Enem.

....
..
.

Qualificação para recrutas

(Fonte: Correio do Povo)

Em tempos idos, havia um grande número de jovens que queriam servir ao Exército, mas, igualmente, havia um grande contingente que solicitava dispensa. Hoje em dia, é muito comum que a maioria queira servir, mas não há vagas para todos nos quartéis.

Para os que pretendiam continuar nas Forças Armadas havia a opção de seguir carreira. Agora, por conta de muitas modificações, o tempo de permanência é limitado e a continuidade só ocorre se o candidato passar em concursos públicos bastante concorridos, tanto para oficial como para sargento. Durante o mandado do presidente Lula, muitos recrutas tiveram redução no tempo estipulado anteriormente para permanecer, que é, em média, em torno de um ano.

Dessa maneira, o tempo de incorporação na tropa acaba sendo um período de passagem. Em breve, os ex-recrutas estarão nas ruas em busca de um emprego, na luta pela sobrevivência. Diante desse quadro, surge a necessidade de qualificá-los para que possam depois disputar, em condições de igualdade com os demais concorrentes, uma vaga no mercado de trabalho.

Para propiciar essa capacitação, as Forças Armadas estão firmando um convênio inovador com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio de Janeiro (Senai-RJ). O protocolo de intenções foi firmado entre o ministro da Defesa, Celso Amorim, e o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira. Os inscritos poderão realizar cursos nas áreas de construção civil, setor automotivo, eletricidade, refrigeração, panificação, informática, entre outras.

Programas como esse firmado no Rio de Janeiro podem servir de parâmetro para semelhantes. Propiciar condições para que os jovens exerçam um ofício com competência é uma atribuição que cabe ao poder público em todas as suas esferas.

....
..
.