Redação dissertativa - SOFTWARES BRASILEIROS TERÃO ESTÍMULO - TI; tecnologia; inovações; programa de computador; tecnologia da informação; serviços de informática; tecnologia brasileira; políticas de informática; incubadores; comercialização; polo científico e tecnológico; educação, pesquisas; nações desenvolvidas.



Redação dissertativa para concurso público, vestibular, prova do Enem.
....
..
.

Softwares brasileiros terão estímulo


(Fonte: Correio do Povo) 


O Programa TI Maior, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), pretende incentivar a indústria de programas de computador no Brasil. Para isso, haverá alocação de R$ 500 milhões até 2015, com foco na expansão da tecnologia da informação.

De acordo com o ministro Marco Antonio Raupp, o objetivo é que as empresas nacionais e as que, mesmo estrangeiras, estejam estabelecidas no país possam contribuir para a geração de divisas, renda e postos de trabalho qualificado para os brasileiros. O estímulo será feito de diversas formas, mas, principalmente, por meio da legislação que estabelece preferências em licitações para os empreendedores locais que contratarem bens e serviços de informática pela administração pública federal.

A tarefa de determinar os softwares que serão considerados como genuinamente nacionais ficará a cargo do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), situado em Campinas (SP), que emitirá o Certificado de Tecnologia Nacional em Softwares e Serviços aos produtos. Serão selecionadas quatro empresas aceleradoras por meio de editais públicos. Segundo Virgílio Almeida, secretário de Políticas de Informática do MCTI, elas acumulam mais funções em relação às incubadores, pois também podem atuar na comercialização das tecnologias.

A necessidade de o país se viabilizar como polo científico e tecnológico exige novos paradigmas e investimentos pesados em pesquisas e em educação. Também é imprescindível uma atuação conjunta com o setor privado para que haja união de esforços para atingir melhores resultados. É chegado o momento de o país reter seus melhores cientistas e estudiosos e criar um ambiente favorável para que uma nova geração qualificada se forme. Só assim poderemos pretender chegar ao seleto grupo de nações desenvolvidas.
....
..
.