Redação Dissertativa - TRAGÉDIAS NATURAIS TERÃO PREVENÇÃO - desastres naturais; secas; enchentes; catástrofes; defesa civil; inundações; deslizamentos; sinistros naturais.

Redação dissertativa para concurso público, vestibular, prova do Enem.
....
..
.

Tragédias naturais terão prevenção

(Fonte:Correio do Povo)

A presidente Dilma Rousseff está anunciando que seu governo vai dedicar, com projetos e verbas, muita atenção ao processo de neutralizar o máximo possível os desastres naturais. Já é um grande contingente de atingidos, inclusive com registro de mortes, como se verificou na região serrana do Rio de Janeiro, no ano de 2011, quando 900 pessoas perderam a vida e houve milhares de desabrigados.

Para garantir a exequibilidade do conjunto de ações de prevenção, serão alocados R$ 19 milhões a serem empregados contra secas e enchentes em diversas regiões do país, como no semiárido nordestino. Será esmiuçado um conjunto de iniciativas que deverão ser implementadas até 2014, incluindo o mapeamento de regiões com riscos maiores até investimentos em prevenção, monitoramento e reforço da capacidade de reação aos desastres, melhorando a resposta dos órgãos encarregados de intervir nessas situações, como a Defesa Civil dos estados e municípios.

De acordo com a presidente, é fundamental a mobilização da sociedade, envolvendo o poder público e entidades de assistência, mas tudo deve ser feito com o planejamento adequado. Ressaltou que se faz necessário otimizar os recursos disponíveis nos caixas dos governos federal, estadual e municipal, com melhoria de infraestrutura e realização de obras importantes para mitigar os riscos de inundações, deslizamentos e consequências da seca. Aduziu que não se pode controlar a natureza, mas que se pode fazer o melhor para neutralizar catástrofes iminentes.

O Brasil tem, historicamente, problemas graves com sinistros naturais. Investir em prevenção efetiva é o caminho adequado. Espera-se que o governo federal, em parceria com outros entes federativos, aja com a antecedência necessária para evitar que os tristes eventos de anos anteriores se repitam.
....
..
.