Redação dissertativa pronta – CÉREBROS DE VOLTA – evasão de cientistas; estudar fora; avanços tecnológicos; pesquisadores; mercado de produção científica; crescimento nacional.



Redação dissertativa pronta para concurso público, vestibular, prova do Enem
....
..
. 

 CÉREBROS DE VOLTA

(Fonte:Correio do Povo)

 
Um dos problemas que o país enfrenta há bastante tempo é a evasão de cientistas. Muitos recebem incentivos para estudar fora, mas depois acabam não retornando para trabalhar em território nacional, o que representa uma perda considerável para a área do conhecimento e dos avanços tecnológicos. Para mudar essa realidade, o ministro Aloizio Mercadante, do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), está estudando uma forma de lidar com esse problema e tornar o Brasil um campo promissor de atuação para profissionais que emigraram para outras nações. Segundo estimativas apresentadas pelo dirigente da Pasta, somente nos Estados Unidos são cerca de 3 mil brasileiros ministrando aulas em universidades norte-americanas.

Uma das propostas em exame é a de conceder uma bolsa por dois anos para os pesquisadores que retornarem do exterior. Nesse período, eles ficariam vinculados a uma instituição de pesquisa e teriam garantia de remuneração para que possam se recolocar no mercado de produção científica, contribuindo para o desenvolvimento nacional. A elaboração da proposta está a cargo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Segundo o ministro, um dos motivos que faz com que os cientistas permaneçam fora do país é o baixo custo das bolsas na comparação com os valores pagos por outros países. Para Mercadante, é necessário tornar mais atrativa a possibilidade de trabalho no país, inclusive com melhoria das plataformas de suporte a esses ofícios.

A explanação do titular do MCT é animadora. Não se pode imaginar o Brasil explorando todas as suas potencialidades sem contar com cientistas de sólida formação. Assim, repatriar cérebros evadidos para que eles possam dar sua contribuição para o crescimento nacional é uma tarefa que precisa ser levada adiante com prioridade.
....
..
.