Redação dissertativa pronta – PERMISSÃO REITERADA PARA O CRIME – furto; delito; criminoso; pena de reclusão; cadeias superlotadas; prisão; arma de fogo; pequenos traficantes; crime organizado; barões do tráfico; políticas públicas.



Redação dissertativa pronta para concurso público, vestibular, prova do Enem.
....
..
.

PERMISSÃO REITERADA PARA O CRIME

(Fonte, Correio do Povo)



O Correio do Povo, em sua edição desta segunda-feira, noticiou o caso de um homem que foi preso pela vigésima vez por furto. Esse delito é tipificado como a conduta de subtrair coisa móvel alheia e tem pena de reclusão de um a quatro anos, podendo ser minorada se o réu for primário e se a coisa furtada for de "pequeno valor". Claro que esse pequeno valor é discutível, pois um botijão de gás para uma família pobre é um objeto precioso. O que se vê nesse caso é que o criminoso foi adquirindo uma licença gradual para delinquir, uma vez que as cadeias estão superlotadas, o que lhe garante uma imunidade crescente, abrindo-lhe as portas de outros crimes, pois o roubo, praticado com violência, pode ser o caminho natural de tal infrator. Aliás, na última prisão, ele estava de posse de uma arma de fogo.

Essa condescendência com o furto encontra paralelo na proposta do novo dirigente da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, Pedro Abramovay. Ele quer ver aprovada uma lei para que pequenos traficantes não sejam presos, uma vez que, estando nesses locais, eles criariam vínculos com o crime organizado. Trata-se de proposta surrealista e estapafúrdia, já que admite a total ineficiência do poder público para punir um criminoso pelos seus atos. Em nome de evitar um mal maior, deixa-se o traficante de menor porte totalmente livre para tocar seus "empreendimentos". Com essa permissão tácita para atuar, em breve ele poderá ampliar seus negócios e ficar do tamanho dos grandes barões do tráfico.

Os contribuintes pagam impostos para que os governantes governem e implementem medidas para resolver os impasses da vida em sociedade. Não dá para criar paliativos imorais ou protelatórios. É necessário realizar investimentos, mudar as leis e elaborar políticas públicas que façam a devida contenção dos delinquentes na exata proporcionalidade dos seus delitos, impondo-lhes as responsabilidades penais, sejam eles grandes, sejam pequenos.
....
..
.