Redação dissertativa pronta - BEBIDA ALCOÓLICA E DIREÇÃO NÃO COMBINAM - dirigir alcoolizado; bebidas alcoólicas; acidentes de trânsito; danos causados por beberrões ao volante; irresponsabilidade; tolerância zero.



Redação dissertativa pronta para concurso público, vestibular, prova do Enem
....
..
.


BEBIDA ALCOÓLICA E DIREÇÃO NÃO COMBINAM

(Fonte: O Dia, www.odia.ig.com.br, Virgílio Leocádio) 


A recente resolução do Contran endurecendo as regras contra quem dirige alcoolizado representa novo alento para combater a terrível combinação álcool e direção. Há muitos anos que estamos nessa batalha, certos dos riscos representados para a sociedade por quem dirige sob o efeito de bebidas alcoólicas.



Não bastam as ações do Executivo, do Legislativo e do Judiciário, nem as campanhas oficiais de conscientização. Para salvar milhares de vidas que podem ser perdidas em acidentes de trânsito, é preciso a ação individual dos cidadãos.



Cada um de nós tem responsabilidade pelos danos causados por beberrões ao volante. Enquanto houver motoristas que desrespeitam o bom-senso, os riscos continuarão sendo muito grandes para todos. É preciso dar um basta a essa irresponsabilidade.



Nós administramos a Via Dutra e, infelizmente, vivemos esse drama no dia a dia. São diversos os casos em que a ingestão de álcool está entre as principais causas prováveis de acidentes graves ou fatais. Tanto que não é de hoje que temos insistido nessa tese: álcool e direção representam componentes de uma fórmula que rotineiramente apresenta a morte como resultado.



E não adianta argumentar que campanhas de tolerância zero desrespeitam direitos dos cidadãos. Desrespeito de fato cometem aqueles que dirigem sob efeito do álcool e colocam em risco as suas vidas e as de outros.



A conclusão é simples: todos são responsáveis pelos acidentes de trânsito envolvendo bebida alcoólica. Não há inocentes nessa história, e ninguém está a salvo de morrer ou perder parentes e amigos por causa da irresponsabilidade de outros. Nestes casos, não existe eu, eles e vocês; existimos nós.

....
..
.