Redação dissertativa pronta sobre - INSS – trabalhador – ações na Justiça - benefícios fraudulentos - auxílio-doença – perícia médica - avaliação das patologias – tratamento médico - previdência social.

Redação dissertativa pronta para concurso público, vestibular, prova do Enem
....
..
.

SEGURADOS INSEGUROS

(Fonte: Correio do Povo)


O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem sido alvo de críticas por conta de possíveis injustiças cometidas contra trabalhadores que não reúnem condições de retornar ao trabalho, embora sejam liberados pelos médicos peritos do órgão. Muitas vezes, diante dessa liberação, ao retornarem para as empresas, são barrados pelos médicos dos empregadores e ficam sem salário e sem recursos para a própria manutenção e a de suas famílias. A saída acaba sendo ingressar na Justiça, em ações que se arrastam por anos e constituem um ônus a mais para o trabalhador já debilitado.

Essas situações revelam um profundo conflito a ser mediado para que sejam preservados tanto o Erário quanto os interesses do empregado. São frequentes os casos de benefícios fraudulentos, mas isso não pode gerar a presunção de que todo aquele que solicita o auxílio-doença é um fraudador em potencial dos cofres públicos. É fundamental que o bom senso prevaleça. O próprio presidente do INSS, Mauro Rauschild, não obstante ser um ardoroso defensor do instituto da "alta programada", pela qual o trabalhador recebe uma data para retornar ao serviço, reconhece que é preciso melhorar os procedimentos adotados nas perícias realizadas pelo instituto.

Para que se tenha ideia de o quanto é necessário ter cautela na avaliação das patologias, recentemente um segurado, na Capital, procurou o benefício porque lhe surgiu um círculo não captador de imagem no centro do glóbulo ocular. Como o problema não era facilmente identificável, perambulou por vários peritos, que o liberavam para trabalhar. Somente no sexto examinador, especialista nessa doença rara, é que obteve o tratamento adequado e hoje já retornou às suas funções.

A Previdência Social é um suporte para uma hora de desamparo. É fundamental que os segurados recebam o apoio a que fazem e fizeram jus.

....
..
.