Redação dissertativa pronta sobre - economia verde - preservar o planeta - oportunidades de trabalho - desenvolvimento sustentável - erradicação da pobreza - recursos naturais - postos de trabalho - pesca - captura de pescados - agricultura - construção civil - abastecimento de energia - silvicultura - indústria - turismo - transporte - manejo de resíduos - saneamento básico - economia sustentável - desigualdades sociais - riscos ambientais – reciclagem - gases de efeito estufa - geração de recursos - crescimento econômico - bens naturais.

Redação dissertativa pronta para concurso público, vestibular, prova do Enem
....
..
.

A SUSTENTABILIDADE CONTRA A POBREZA

(Fonte: Correio do Povo)


A chamada Economia Verde pode ajudar a preservar o planeta e a gerar novas oportunidades de trabalho. Essa conclusão está presente no relatório "Rumo a uma Economia Verde: Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável e a Erradicação da Pobreza", elaborado pela Programa das Nações Unidas para o Ambiente (Pnuma) e divulgado nesta segunda-feira.

O documento lembra que a exploração intensiva dos recursos naturais, nos moldes em que vem sendo feita, gera postos de trabalho com limite no tempo, pois acaba sendo contraproducente. Um exemplo é o caso da pesca. Nesse segmento, os subsídios de 27 bilhões de dólares ao ano levaram a que a captura de pescados fosse duas vezes maior que a capacidade de reprodução deles. Essa visão de curto prazo acaba por se voltar contra as próprias populações inicialmente beneficiadas por essas iniciativas econômicas.

Para a Organização das Nações Unidas, setores como a agricultura, a construção civil, o de abastecimento de energia, a pesca, a silvicultura, a indústria, o turismo, os transportes, o manejo de resíduos e o saneamento são áreas decisivas para se chegar a uma economia sustentável, com práticas que viabilizem a redução das desigualdades sociais e dos riscos ambientais. A reciclagem no Brasil foi dada como exemplo de geração de recursos, com 2 bilhões de dólares de retorno e ainda evitando a emissão de 10 milhões de toneladas de gases de efeito estufa.

O investimento de cerca de 2% da riqueza mundial pode fazer com que a economia verde se mostre eficiente para produzir crescimento econômico, superando o atual modelo. A visão de que devemos consumir e renovar os bens naturais é necessária para que o planeta e seus habitantes tenham um futuro com equilíbrio. Não se pode ser pródigo com o que a natureza nos deu, pois o preço a pagar pode ser muito alto para todos.
....
..
.