Questão Discursiva - prova de concurso público



Redação dissertativa para concurso público, vestibular, prova do Enem.
...
..
.
(Fonte: MOURA, Fernando. Coleção Vade-Mecum Língua Portuguesa, Título IV: Lições de Redação - Prova Discursiva. 1ª Edição. Brasília: Instituto Fernando Moura de Estudos Linguísticos, 2011)

Desafios Contemporâneos ao Desenvolvimento Brasileiro



De acordo com o Plano Decenal e Energia 2008 – 2017 (EPE/Ministério de Minas e Energia, 2009), a oferta interna de energia renovável no Brasil em 2007 era de 45,9% de total. Discorra, objetivamente, sobre a matriz energética brasileira e suas conexões com o meio ambiente, detalhando os seguintes tópicos:




a)      Renováveis e não renováveis na oferta interna de energia;
b)     Comparação internacional;
c)      Perspectivas.

   


A matriz energética brasileira é bastante diversificada e extremamente marcada pelo alto percentual de uso de fontes renováveis. As principais fontes renováveis são a hidroeletricidade, o bagaço da cana-de-açúcar e a lenha. Das fontes não renováveis, a maior parte é composta pelo petróleo e seus derivados. Do ponto de vista ambiental, considera-se a hidroeletricidade uma fonte limpa, diferentemente da linha do petróleo, que geram gases poluentes contribuidores do efeito estufa. A matriz brasileira ainda depende da lenha, principalmente pelo uso do carvão vegetal na metalurgia e siderurgia de materiais ferrosos.

Quando comparada internacionalmente, a matriz brasileira apresenta cerca de 46% de fontes renováveis contra apenas cerca de 16% no âmbito mundial. Nessa comparação, o País ainda utiliza pouca energia nuclear e gás natural. Cabe ressaltar que, nos últimos anos, a energia nuclear tem sido aceita ambientalmente, desde que se armazenem seguramente seus dejetos.

A energia elétrica corresponde a maior fonte entre as renováveis, haja vista que grande parte dela é provida por hidrelétricas. As termelétricas tiveram sua participação elevada nos últimos anos, em virtude dos apagões ocorridos em 2001 pela escassez de chuvas.

Há boas perspectivas de diversificação e ampliação da matriz brasileira, principalmente em razão dos biocombustíveis e da energia nuclear. O Brasil é o sexto país em reservas mundiais de urânio. Nem todas as reservas ainda foram mapeadas. O país também domina toda a tecnologia para produzir essa energia. Também é grande o potencial de produção com base na biomassa, uma vez que há grande disponibilidade de terras agriculturáveis e de sol. O pré-sal também aumentará a produção de petróleo de longo prazo.



...
..
.